Curar as emoções

Sente-se confortavelmente e respire lentamente por alguns minutos, com os olhos levemente fechados. Certifique-se de que está relaxado e respira naturalmente. Traga a mente para os pulmões. Use os seus sentidos internos para sentir os pulmões. Ao inspirar, traga integridade e dignidade para os pulmões. Ao expirar, deixe a respiração levar todas as preocupações, ansiedades e tristezas. Repita várias vezes. Inspire integridade, expire ansiedade e tristeza.

Agora concentre-se nos rins. Deixe a inalação encher os rins com sabedoria, com a confiança no conhecimento interior. Expire todos os medos. Repita várias vezes.

Localize o fígado com a consciência. Ao inspirar, atraia bondade, enchendo completamente o fígado. Ao expirar, solte e solte a raiva. Repetir.

Traga a mente para o coração. Inspire, enchendo-o — todas as câmaras, válvulas, o músculo cardíaco — com paz e calma. Exalar, liberte a excitação, zelo, excessos de qualquer tipo. Inspire paz novamente. Continuar.

Agora encontre o baço. Localize-o e sinta-o por dentro. Ao inspirar, encha-o de confiança e aceitação. Ao expirar, deixe de lado a melancolia e a ruminação. Deixe de lado o excesso de empatia, para que possa estar seguro e enraizado em si mesmo. Mais uma vez, inspire confiança. Repetir.

Em seguida, traga a mente para o centro do seu ser, para a quietude e o silêncio da respiração abdominal tranquila.

Deixe todas as imagens e pensamentos desaparecem.

Fique com a sensação de ser puro, permita-se estar consigo memo o tempo que desejar.

Também pode usar o Qigong Nutritivo Interior para a cura emocional. Ao respirar, pense numa frase de cura, por exemplo: “As minhas emoções são equilibradas e calmas”. Inspire, expandindo suavemente a parte inferior do abdomen, e pense: “As minhas emoções são…” Expire, deixe o abdomen relaxar, e pense “equilibradas e calmas”. Repita por cerca de cinco minutos.

Nota: para praticar este exercício com o máximo de propriedade possível, por favor leia A energia das emoções

Podemos ver que o qigong aborda as emoções de um lugar muito diferente da psicoterapia tradicional. Qigong considera a forma como as emoções afetam a postura, a respiração e a saúde visceral. Em vez de ver os problemas psicológicos em termos de influências passadas no comportamento presente, o qigong se concentra exclusivamente nos bloqueios de energia presentes.

Frequentemente, os problemas psicológicos parecem evaporar à medida que a tensão física se dissolve. Embora a memória seja armazenada em tecidos não saudáveis, nem sempre é preciso analisar essas memórias para alcançar a saúde psicológica. Muitos estudantes de qigong observam, em retrospectiva, que as dificuldades emocionais que tiveram no início do treino simplesmente não existem alguns anos depois.