A energia das emoções

A palavra “emoção” é derivada do latim emovere, um “movimento para fora”, sendo assim, a expressão externa de um sentimento interior no tom de voz, na expressão facial e nos gestos. As emoções são, tanto mentais quanto físicas. Implicam um movimento de energia tanto dentro de si como entre si e os outros. A prática de Qigong pode ajudar a limpar obstruções ao fluxo de emoções, de modo que elas sejam expressas graciosamente em vez de reprimidas ou libertadas impulsivamente.

O Qigong pode ajudar a curar e a equilibrar as emoções, ao treinar a pessoa a ficar mais consciente dos componentes físicos do sofrimento emocional – ombros tensos, digestão ansiosa, olhar esforçado, respiração deprimida – e ao ensinar métodos práticos para resolver os problemas ao nível energético.  

As emoções são tratadas à medida que influenciam o qi ou se expressam em maus hábitos físicos de postura, respiração e tensão.

O Qigong é, em muitos casos, um importante primeiro passo para a cura emocional.

Na filosofia holística implícita do qigong, corpo e mente exercem influências recíprocas um no outro. As emoções influenciam o corpo: armazenamos a raiva no corpo ao elevar os ombros e ao tensionar o pescoço o que inibe o fluxo de qi. 

O corpo também influencia as emoções. Certos hábitos de respiração e postura ou problemas viscerais podem criar atitudes psicológicas. O qi é o princípio unificador, entre mente e corpo, pelo que podemos tratar os dois problemas ao mesmo tempo. 

O qi não está apenas no cérebro ou no coração, mas circula por todo o corpo.  Quando o qi está saudável, todo o sistema – mente, corpo, emoções – está saudável.

 

 

Estado de espírito e estado de saúde andam juntos; mas como a mente e o corpo se influenciam um ao outro?

O grande ponto de ligação é criado pelos neuropeptídeos, “as substâncias químicas da consciência”, que são sintetizadas em resposta ao pensamento e sentimento.

Os neuropeptídeos fluem pelo corpo como qi, transportam informações de e para o cérebro, sistema nervoso e outras partes do corpo. Ligam-se a locais receptores de vários tecidos e, em seguida, atuam como redes de informações, ajudando a coordenar a atividade no corpo. 

Por exemplo, quando o corpo requer fluido, um neuropeptídeo chamado angiotensina liga-se a uma parte do cérebro associada a emoções e sentimentos, conhecida como amígdala. Quando tal acontece, sentimos que estamos com sede. A angiotensina bloqueia simultaneamente os locais receptores nos rins, dizendo aos rins para conservarem água. Assim, o neuropeptídeo integra sentimento, consciência e fisiologia.

Os sentimentos fazem com que neuropeptídeos específicos sejam sintetizados e fluam para locais específicos, influenciando o funcionamento do corpo. Sensações físicas como dor, fome ou o cheiro de uma flor estimulam a produção de neuropeptídeos e, assim, mudam o nosso humor.

Existem locais receptores para os neuropeptídeos praticamente em todo o corpo. Os órgãos internos, particularmente os intestinos, são ricos em receptores. Isso pode explicar por que se diz que as emoções são sentidas como “um murro na barriga” ou por que a ansiedade tem um efeito adverso na digestão.

A atividade dos neuropeptídeos também explica por que a respiração é uma influência tão poderosa no estado de espírito.

As emoções afetam diretamente a respiração (e o qi), perturbando-a ou aprofundando-a.  E, inversamente, a respiração e o qigong podem criar um humor positivo, uma sensação de empoderamento e vitalidade que causa uma enxurrada de neuropeptídeos (qi), melhorando a saúde.

Existem receptores para cada neuropeptídeo nos monócitos, células imunes que reconhecem e ingerem organismos invasores e auxiliam na cicatrização de feridas e na reparação de tecidos.

Isso significa que uma grande variedade de estados emocionais, tanto positivos quanto negativos, influenciam diretamente a função e a saúde das células imunológicas.  

Quando sente raiva, as substâncias químicas da raiva são sintetizadas, fluem por todo o corpo, ligam-se e influenciam milhões de células.  Em pouco tempo o fígado começa a sentir a raiva;  assim como os glóbulos brancos.  Se for uma raiva doentia — reprimida ou expressa inadequadamente, os glóbulos brancos e o fígado podem se tornar beligerantes, recusando-se a realizar as suas tarefas. Por outro lado, se se sente feliz e seguro, todas as células se sentem felizes.  Até os ossos (uma importante fonte de células imunes) estão felizes.

Quando sente uma certa emoção, muitas funções corporais respondem ao mesmo tempo.  Todo o sistema se transforma de uma só vez. Essas conexões mente-corpo são uma questão de experiência comum. Se faz uma cara feia, imediatamente evoca sentimentos de raiva.

Pratique a respiração lenta do qigong e o seu humor muda.

A saúde ou o sofrimento emocional e físico ocorrem juntos, vinculados por um sistema de comunicação: neuropeptídeos na ciência ocidental, qi na ciência chinesa.

Lembre-se: a mente flui por todo o corpo.

Corpo relaxado, mente relaxada

Emoções que foram reprimidas por longos períodos de tempo são verdadeiras armaduras em forma de tensões musculares o que reflete uma má postura.  

Por exemplo, se tencionamos a garganta quando estamos infelizes, em vez de libertar a pressão da tristeza com lágrimas, isso pode se tornar numa dor crônica no pescoço.

Se encolhemos o peito em reação ao ridículo, vamos prejudicar a respiração e gerar problemas respiratórios. 

Uma criança que enrijece a coluna por causa do medo pode desenvolver uma postura pobre e inflexível.

Infelizmente, essas tensões internalizadas tendem a permanecer conosco. À medida que nos acostumamos com a tensão, a mesma torna-se parte da nossa realidade e identidade. A tensão e a situação que a gerou caem no inconsciente.  Assim se forma a raiz de muitos distúrbios psicossomáticos crônicos.

Através da prática de qigong, aprendemos como trazer áreas tensas do corpo para a luz da consciência. A consciência é tão poderosa que às vezes é suficiente para mudar um padrão fixo de comportamento.  As emoções que ficaram presas à tensão chegam mais facilmente à consciência. Velhas memórias e sentimentos descongelam, libertados do tecido congelado. Se isso não resolver o problema, pelo menos o disponibiliza para trabalhar, no próprio processo introspectivo. Sei disso por trabalhar com muitos estudantes e por experiência pessoal.

A base do qigong é o relaxamento e a tranquilidade. Em vez de fazer um esforço e fazer mais, pode ser importante fazer menos!

Através da prática regular de qigong, aprende como alcançar um centro relaxado e tranquilo. Torna-se mais fácil retornar a essa sensação quando começa a se sentir sobrecarregado por emoções ou preocupado com pensamentos específicos. Assim, as emoções são muito menos propensas a se tornarem extremas ou fora de controle. 

Às vezes, tudo o que é necessário é perguntar: “Estou a respirar? Estou de pé no chão?” Os taoístas chamam esse estado psicológico de Taiji, o mesmo termo usado na forma Taijiquan. Taiji significa o ponto de equilíbrio entre yin e yang, o lugar de quietude em meio à mudança.

Relaxar não é tão fácil quanto parece. 

Envolve transformação física e mental. A rigidez física sempre produz rigidez mental e vice-versa. Padrões obsessivos de pensamento acompanham tensões internas repetitivas. Às vezes, essas tensões são muito sutis, como na mandíbula, na língua ou no tecido conjuntivo profundo. As pessoas que estão constantemente a ruminar os pensamentos, esqueceram a localização do botão de desligar em sua TV interna. A língua e a mandíbula contraem-se, soltam e fazem movimentos extremamente pequenos e invisíveis continuamente. 

O fato de a tensão ser muitas vezes inconsciente ou crônica não a torna menos prejudicial. A tensão contínua, consciente ou não, é uma drenagem contínua da vitalidade e do qi. A medicina chinesa considera essas tensões como a raiz da maioria dos problemas psicológicos.

Às vezes, mesmo quando os pensamentos obsessivos ou o comportamento emocional cessam, a rigidez física contínua e, eventualmente, recria a condição patológica. O que torna-se num círculo vicioso, um ciclo de feedback negativo. 

A situação pode se tornar bastante complexa, considerando que a tensão muscular também afeta o funcionamento dos órgãos internos, principalmente o fígado. Por exemplo, de acordo com a medicina chinesa, o fígado controla a tensão nos músculos e ligamentos e também ajuda a espalhar o qi pelo corpo. Quando o corpo está tenso, o fígado não é capaz de funcionar da melhor maneira. Quando o fígado não está saudável, o corpo fica tenso. Novamente temos um círculo vicioso.

Tensão Mental/Emocional Tensão Física Desequilíbrio do Fígado Estagnação do Qi

A única maneira de sair desse loop é focar a atenção. A consciência é o ingrediente essencial do relaxamento. Uma vez que o aluno está consciente, é possível sentir o que está errado e exercer algum controle. Isso é chamado de “ouvir a energia”. Ouvir a energia leva a “compreender e controlar a energia”

No entanto, uma vez que a tensão e o esforço são os problemas, a consciência e o relaxamento, embora envolvam foco e intenção, devem ser feitos sem esforço, um processo de entrega. O relaxamento é uma questão de prestar atenção e não fazer.

O domínio do relaxamento é um desafio contínuo em cada estágio do treino de qigong. Existe sempre um nível mais profundo de relaxamento que podemos alcançar, mais lugares onde podemos deixar ir e fazer menos. 

A mudança da tensão para o relaxamento é paralela à mudança da distração e falta de foco para a consciência silenciosa. As ondas cerebrais desaceleram, passando das rápidas ondas beta, que caracterizam o uso da linguagem e do intelecto, para as lentas alfa e teta, demonstrando um estado focado, consciente e intuitivo. A forte presença de ondas alfa e teta lentas, comumente vistas nos EEG (eletroencefalogramas) de praticantes de qigong, também sugere que imagens e sentimentos reprimidos podem subir mais facilmente à superfície da consciência.

Assim, podemos ver como o relaxamento pode estimular a libertação e a resolução de problemas emocionais a partir de duas perspectivas complementares. Por um lado, à medida que a tensão é libertada, as emoções presas nos músculos tensos também são libertadas. 

Por outro lado, o relaxamento físico cria um metabolismo mais lento, pulsação mais lenta, respiração mais lenta e relaxada e ondas cerebrais mais lentas. As ondas cerebrais lentas correspondem à abertura de fronteiras rígidas entre a mente inconsciente e a mente consciente, para que, novamente, possamos ter consciência das emoções reprimidas e inibidas e assim, esperamos, poder expressá-las e libertá-las de maneira adequada.

O relaxamento, embora seja a base do treino de qigong, não é o único princípio com implicações psicológicas.

A postura no Qigong: a procura do equilibrio emocional

Uma das reações físicas mais comuns ao medo ou trauma emocional é o encolhimento espontâneo das costas, como faz um gato quando reage ao perigo. O medo causa uma contração para dentro, uma retirada de energia da periferia do corpo, longe da ameaça percebida e em direção ao centro. O sacro e o pescoço ficam tensos e parecem mover-se em direção um ao outro. A coluna pode tornar-se mais curta. 

O Qigong ajuda a superar e a corrigir isso ao enfatizar o “relaxamento das articulações” e ao ensinar maneiras de alongar e estender a coluna. Em algumas técnicas de qigong, o aluno imagina que o cóccix é puxado para baixo ao mesmo tempo em que a cabeça é levantada. A coluna é esticada internamente. Somente quando a coluna é longa e flexível pode relaxar, o que cria uma atitude confiante.

O esterno também deve estar relaxado. Indivíduos com problemas psicológicos geralmente sentem constrição no peito durante a inspiração ou expiração. Depressão, ansiedade e baixa autoestima criam uma postura em que o peito está cronicamente afundado, dificultando a inalação. A pessoa está fisicamente deprimida, incapaz de expandir o peito adequadamente para receber o novo e ser revigorado pelo ambiente.

A postura oposta é a de inflação, o peito cronicamente distendido, como se estivesse preso durante a inspiração e incapaz de soltar. Aqui, o indivíduo tem uma auto-imagem insuflada e irrealista, está literalmente cheio de si. Muitas vezes esconde um sentimento mais profundo de indignidade e medo de se aproximar das pessoas. O indivíduo que diz: “Estou cheio, não preciso de ninguém”, pode estar realmente dizendo: “Fui ferido no passado e não quero arriscar novamente”. 

Os clássicos do qigong aconselham: “Solte o peito; estenda as costas. Relaxe, abra as articulações.” O que cria uma postura de respiração fluida na qual o pulso da vida, o yin e o yang, a inspiração e a expiração são permitidos com igual facilidade. Não nos apegamos às velhas experiências nem evitamos as novas.

Em todas as técnicas de qigong, os ombros estão afundados. Esta é uma área do corpo que responde rapidamente à raiva, medo e frustração. Com ombros erguidos e firmes, o alcance natural dos braços é inibido. É difícil alcançar e receber alimento do meio ambiente. Quando as tentativas de receber amor foram repetidamente frustradas, isso geralmente é blindado no corpo como tensão nos ombros. Ombros tensos e levantados também dificultam o golpe e podem ser sintomáticos de raiva reprimida. Se o impulso agressivo explodiu ou implodiu, na forma de tensão, isso indica que o indivíduo é incapaz de encontrar meios apropriados para expressar a raiva ou pode ter um problema com o controle dos impulsos.

Por outro lado, quando os ombros parecem pressionados e caídos para a frente, eles estão dizendo: “A vida é um fardo” ou “Eu não aguento”. As costas começam a se curvar para a frente, como se carregasse uma carga pesada. Se combinada com um esterno deprimido, essa postura pode catalisar os danos causados por outras condições. Ele exerce pressão sobre o coração, dificultando o bombeamento de sangue – uma situação muito perigosa se já houver um defeito cardíaco estrutural ou uma tendência à insuficiência cardíaca. Uma coluna curvada acelera as alterações posturais debilitantes que estão associadas à osteoporose.

A sensação de “não aguento” também se manifesta nos joelhos trancados, cortando efetivamente a sensação do chão e reforçando a parede entre a mente consciente e subconsciente. Joelhos trancados podem atrair uma incapacidade de confiar, um medo de que o chão não nos apoie, então tentamos nos erguer para longe dele. Na verdade, isso tem o efeito oposto, tornando o equilíbrio difícil e precário. Pode-se imaginar a andar numa corda bamba com os joelhos trancados? Quando os joelhos se dobram, caímos no nosso centro, num lugar de equilíbrio e consciência mais plena de quem somos.

No qigong, os olhos geralmente estão abertos, e absorvem o ambiente, examinando-o sem se fixar em nenhum objeto em particular. Os olhos têm um foco suave. Permitem que o mundo entre, sem apego. Os olhos não olham para o que passou (o passado) nem saltam para o que ainda não está à vista (o futuro). Isso mantém a mente focada no presente e ajuda a eliminar , as expectativas irreais e a necessidade de ensaiar as nossas respostas aos eventos da vida antes que eles aconteçam.

O aspecto mais transformador e difícil da postura do qigong é “afundar”. À medida que o corpo relaxa, o peso afunda-se nos pés, e centro do umbigo (dantian). Como na escalada, a descida é mais difícil e assustadora do que a subida, afundar o qi, pode trazer à tona questões emocionais difíceis. 

Qigong é fortemente influenciado pela filosofia taoísta de naturalidade e espontaneidade. Lao Tse diz: “Abrace o bloco de madeira não esculpido”. Ou seja, não tente se encaixar em um molde ou reduzir a plenitude de quem você é com regras e regulamentos, deve e não deve. 

Em vez disso, à medida que aprende, através da prática de qigong, a identificar os desequilíbrios, não fique muito entusiasmado em corrigi-los. 

Equilibre seu desejo de melhorar com uma forte dose de auto aceitação. Isso irá ajudá-lo a crescer a um ritmo lento e constante.

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